domingo, 30 de dezembro de 2007

reação II

negar o sentimento de outra pessoa é impossível. a única opção verdadeiramente sua é a forma como você irá demonstrar sua reação a isso.
não digo uma reação pensada, racional, falo daquela reação que surge espontâneamente, como a construção de um quebra-cabeças. você não enxerga a imagem completa, às vezes há pistas, mas no início há muitos erros de interpretação.
mas ainda não é isso, pois essa nossa reação aos estímulos externos também não é controlada, ela se dá conforme o nosso instante e como interpretamos o mundo naquele instante.
no fim, o que nos resta é como expressar, ou não, essa reação.
este é o trabalho laborioso, a escolha injusta, lidar com um sentimento que não gostaríamos de sentir ou com um que nos entristece muito de não sentirmos é um trabalho solitário.
apesar do sentimento ser projetado a um ente externo a nós mesmos, apenas ao nos voltarmos para dentro e questionarmos o que realmente queremos, porque e até onde estamos dispostos a ir, é que alcançamos alguma orientação em meio ao leque enorme de opções de ação.
agir corretamente com quem nos demonstra afeto? sim, esse é um norteador muito potente, mas agir corretamente com os nossos próprios sentimentos é sempre o que deve prevalecer.

Um comentário:

Luciano Reis disse...

Seja bem vinda ao complicado e nem sempre gratificante mundo dos seres que habitam este planeta chamado RELACIONAMENTO.